segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Conversas paralelas


Nessa hora muitas pessoas estão vendo filmes ou no cinema. Lembro do tempo quando as pessoas abriam a boca ou conversam durante o filme recebia um shhhhhhh. E voltava ao estado silencioso de onde nunca deveria ter saído. O respeito ainda existia. E como todos sabem, eu sou fanatico por cinema. O cinema é parte do que sou. Muitos foram os filmes que moldaram meu caráter. Assisto filmes com todas as emoções possiveis. Isso aprendi do nada com uma colega minha. Apesar do jeito dela de mandona e um pouco rude do modo de falar, muitas vezes desnecessario, era estranha. Quando assisti com ela um filme de terror, e ao decorrer do filme comecei a rir por causa de algumas cenas impossiveis, ela me deu um esporro dizendo que o filme estava perdendo a essencia. Com o seu jeito "delicado" de falar,disse que eu estava vendo um filme de terror e não de comédia. Apartir daquele dia, ficou guardado a mim essa reverência. Assisto aos filmes com o mesmo respeito com que acompanho a apresentação da orquestra no Teatro Municipal ou um show de rock. Seja um filme japonês ou uma sessão da tarde. Mesmo um filme sendo ruim, é desrespeito sair pela metade. Fico. Pelo cinema.

Não é uma questão de estilo, de gosto. Sem sair do lugar, vivo outras vidas, viajo por lugares desconhecidos, me emociono (Homem não chora, se emociona) rio, e me apaixono. Sentado ao lado de desconhecido, passo por todos os estados de alma de uma vida inteira sem trocar uma palavra. Aonde sinto a energia coletiva. um exemplo claro é o filme "A paixão de Cristo". Sem cometarios.

Ainda sou da turma do shhhhhh. É estarrecedor, mas os conversas paralelas venceram. Porem essas conversas paralelas estão sendo inovadas. A alegria de pobre dura pouco. Estava tranquilo e bem feliz com poltronas vazias ao meu lado durante o filme "Os Normais 2". Um otimo filme dirigido por José Alvarenga Jr, que eu acredito ter agradado o publico, que deu boas risadas. Porem as risadas e cometarios teriam que ser na hora certa. Alem de eu ser atropelado e pisotiado por duas mulheres no escuro do cinema, elas não paravam de falar. E ainda por cima em Inglês. Duas gringas vendo filme brasilieiro. Agora as conversas paralelas no cinema estão sendo poliglotas. Até pensei em falar “Shut up!” Mas optei pala uma palavra mais agressiva. E acho que as gringas tagarelas entenderam.

Resolvi dar uma de maluco e mudar. Inves de chegar cedo ao cinema e escolher um bom lugar pra ver o filme, resolvi chegar um pouco mais tarde. E pensei: -Dessa vez eu que vou atrapalhar a sessao dos outros. Mas percebi que minha sessão estava arruinada. O barulho de uma senhora que comia pipoca era estagnante. O barulho do saco de pipoca era uma coisa irritante. E na minha frente era um casal namorandos, na qual eu era obrigado a ficar escutando gemidos de prazer da mulher sendo bolinada. E atras de mim, era uma turma de adolescentes. Com ótimos papos. Pagavam para falar no escuro. Poderia ser uma nova modalidade de fetiche: gente que gosta de pagar ingresso para impedir os outros de ver um filme.

Mas as conversas paralelas no cinema parecem não ter fim. Acham que, sim, pagaram o ingresso, podem falar à vontade. A situação se agravou. Sem eu perceber eu chamo confusão. Um dia, um amigo pediu silêncio a um homem que sentava atrás de nós, com seu filho de uns 10 anos. Adivinha qual foi o exemplo de educação que o pai deu ao seu pimpolho? “Ficar quieto o cacete!”. Quando levantei, meu amigo implorou para mudarmos de lugar. Afinal, os incomodados que se mudem.

Minha ultima tentativa foi frequentar sessões matinas. Do meio dia. Antes de trabalhar. E descobri que as conversas não existiam. Cinema vazio. Porem não havia emoção. Mas não desisto. Irei enviar uma carta o pessoal do "Panico" pedindo uma campanha: Volte o silencio nos cinemas.

Um comentário:

  1. Léo adorei,engraçado e serio(rir muito),mais,vamos fazer uma campanha sim,tem muita gente que tbm se setem incomodados e acham que por educaçao e melhor nao falar nada.
    "Volte o silencio nos cinemas"\o/ \o/ \o/ rsrsr
    Bjs

    ResponderExcluir