segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Homem 2009


O que é ser homem, hoje? Pergunta difícil. O lugar do homem no mundo contemporâneo é uma excelente pergunta ainda com poucas respostas. Tenho observado meus amigos e conhecidos, tentando entender as mulheres esperam de nós. O mundo muda constantemente. E poucas pessoas sem coragem de fazer uma pergunta mais perigosa, que eu mais gosto : - Qual é o seu desejo? Perguntar sobre o que somos é sempre uma indagação sobre o desejo. Penso que os homens heterossexuais têm se perguntado muito pouco sobre seu desejo.

O “Homem novo” seria uma mistura de ursinho fofinho com King Hong (meigo, mas com pegada). Potente, mas voltado apenas para a satisfação do desejo. Temos de alcançar, pontos nebulosos cada vez mais avançados no alfabeto. O “homem novo” deve ser sensível, mas se falhar na hora H, as mulheres contarão do “fracasso” para a amiga com secreta insatisfação no dia seguinte. E ele nunca mais será olhado com o mesmo respeito. Tenho observado e conversado com mulheres por aonde eu passo. Muitas sustentam a casa, criam os filhos e não sabem bem para que serve o homem dentro de casa. Algumas parecem manter os maridos por uma crença de que é importante, uma questão de status na comunidade.

Também nós sofremos e nos confundimos o tempo todo. Assim como continua não sendo fácil ser gay, lésbica ou coisa parecida. Penso que são os homens heterossexuais que hoje vivem um grau variado de repressão. Sofremos sem ousar perguntar quais são nossos desejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário