segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Prazer, meu nome é Photoshop


Como todos sabem, eu sou fanatico por filmes. E sempre tento tirar alguma mensagem que o diretor do filme tenta passar. Mes passado vi o filme “Os homens que não amavam as mulheres. Esse filme misturado com assuntos da minha area. Como milhões de pessoas no mundo inteiro, fui capturado pela atriz, a perturbadora. Hacker que desvenda nossa sombria humanidade em parceria com o jornalista. Sou fascinado por filmes de comedia romantica. Mas esse foi demais. O autor, um jornalista que morreu de enfarte antes de ficar milionário, conseguiu criar algo que poderia ser considerado um dos primeiros romances policiais pós-modernos. Ao começar a assistir ao filme, porém, tive um estranhamento. E foi um ótimo estranhamento.

Durante o filme percebi que a estética que impera em Hollywood tem o mesmo sentido da que domina as novelas brasileiras e as revistas de celebridades. Vivemos em um país de gente cheia de cáries e falhas nos dentes ainda hoje. Mesmo quem cuida bem da sua boca. Tem dinheiro para bons dentistas. Não envelhece sem ver seus dentes se gastarem e amarelarem. Mas atores e atrizes, jornalistas e apresentadores, todos que aparecem na TV, exibem uma dentadura de comercial de creme dental. Minha dentista me conta que as pessoas aparecem no consultório com capas de revista na mão, dizendo: “Eu quero dentes iguais a estes”. Puro PhotoShop.

Pensar acerca da melhor imagem é um desafio que reúne ciência, tecnologia e uma visão humana apurada acerca do que conceituamos como a projeção ideal sobre o que ora apreciamos como conceito de beleza e perfeição. Imagine um creme capaz de eliminar rugas, linhas de expressão, estrias, celulites, flacidez e, se não bastasse, ainda tivesse a propriedade de emagrecer alguém em questão de minutos. Do mesmo jeito que o creme Photoshop não existe, a perfeição das modelos e celebridades só existe nas páginas das revistas. Cuidar da beleza é fundamental. Buscar a perfeição é ilusão.

3 comentários:

  1. Adorei a post,acredito que seja por ai msm.Beleza e fundamental mais nao essencial as pessoas podem ter varias outras qualidades alem de um belo rosto ou corpo.
    Acho que as pessoas estao vivendo demais para os outros e esquecendo de viver pra si msm estao perdendo tempo!
    bjs Léo

    ResponderExcluir
  2. Concordo penamente com você, Leonardo. Para estrear nas passarelas, as modelos precisam seguir um terrível regularmento em relação á comida. Olha, indico para leitur o livro de Augusto Cury: "A ditadura da beleza e a revolução das mulheres." O livro retrata sobre esse assunto, Cury aborda o tema de uma maneira fascinante, e conta nele, muitas coisas que nós não sabemos.

    Grande beijo e obrigada por me seguir!

    ResponderExcluir
  3. A Ditadura da blz esta sempre ai, é moda colocar silicone, fazer plastica, dieta nem se fale! A gente sempre compra esta idéia de que o belo está acima de tudo! Até os homens propagam isso, não é só o universo feminino que esta nesta levada!
    Homem não quer e não gosta de mulher gorda ou desleixada, mal vestida ou banguela! Sou super a favor de se cuidar e se sentir bem! Sem exageiros, ou loucura! Quero um homem bonito, senxual e que se cuide e se trate! Os metrossexuais me assustam um pouco, admito!
    Mas se a blz existe, todos temos que busca-la a qq. custo!

    ResponderExcluir